Blog Z

REVISTA SOM MAIOR – EDIÇÃO 20 – HIGH END SHOW 2018

A Revista Som Maior Edição 20 já está em circulação. A Z/Quattro Publishing preparou uma edição super especial que apresenta o High End Show 2018 como matéria de capa. Você pode conferir também uma matéria sobre a verdadeira história de Amy Winehouse, uma entrevista exclusiva com Pavel Kazarian – Diretor Geral da Escola do Balé Bolshoi no Brasil, uma entrevista com Massimo Zecchin – Diretor de Vendas Internacionais da SIM2, uma reportagem especial sobre o Grammy Awards e outras matérias do universo do áudio, vídeo e automação high-end.

Leia Mais

QUAIS SÃO AS DUAS COISAS MAIS CARAS DO SÉCULO XXI?

Você sabe quais são as duas coisas mais caras do século XXI? Com certeza a primeira é o tempo, pois na vida turbulenta dos dias atuais ninguém tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas no dia para dar conta de tudo o que tem a fazer. A segunda é a atenção, pois conseguir que alguém preste atenção em você tem muito valor! Se as pessoas não prestarem atenção no que você tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. Isso vale para uma empresa, uma marca, um produto, um serviço e para profissionais liberais e empreendedores de diversos segmento do mercado.

Mas afinal qual é a solução para conquistar o tempo e a atenção das pessoas? A resposta é simples: conteúdo. O conteúdo é a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas no século XXI. Afinal para o consumidor acabou a dependência dos poucos canais de tv, dos poucos jornais, revistas e rádios como fonte de informação. Ele ganhou o controle do que quer consumir e quando quer consumir, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele tem acesso a uma infinidade de vídeos, web sites, reviews e comentários. E se há o controle ficamos cada vez mais intolerantes com a interrupção dos anúncios tradicionais. Sem conteúdo relevante a sua marca e a sua empresa definitivamente não terão mais espaço na cabeça dos consumidores. Você já parou para pensar nisso?

A sua empresa tem a oportunidade hoje de produzir o seu próprio conteúdo e com isso criar uma verdadeira máquina de vendas, se tornar autoridade na sua área de atuação e com isso gerar crescimento previsível e sustentável. O marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro. Com o marketing de conteúdo, empresa e cliente namoram, ficam noivos e se casam. E diante da permissão, se continuarem se atendendo e se respeitando, viverão felizes para sempre. Através de uma boa estratégia de conteúdo, você ganha o interesse das pessoas, ao invés de comprá-las. Veja a seguir alguns benefícios de uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada:

  1. Melhora substancial no relacionamento com os clientes e prospects
  2. Prepara os prospects para o momento da compra do seu produto
  3. Diminui o custo comercial e facilita o trabalho da equipe de vendas
  4. Permite cobrar mais pela criação de uma percepção positiva da marca
  5. Aumenta consideravelmente o engajamento com a sua marca
  6. Processo mensurável para avaliar a eficácia e retorno das ações
  7. 62% mais barata do que os meios tradicionais e 3x mais efetiva

Mas para isso é importante seguir também algumas dicas importantes:

  1. Marketing de conteúdo não é uma iniciativa isolada
  2. É um esforço contínuo e constante de toda a equipe envolvida
  3. O foco do conteúdo não deve ser nos serviços que você deseja vender
  4. O foco deve ser nas dores e problemas do cliente e como resolvê-los
  5. O cliente deve procurar a empresa e não o processo inverso
  6. Os meios digitais são ferramentas facilitadoras do processo

Portanto pense em desenvolver uma estratégia de conteúdo para sua marca que gere valor para os seus clientes, que faça com que eles percebam que você é autoridade na sua área de atuação e que acima de tudo ajude a resolver as suas dores e os seus problemas. Sem esse foco a sua comunicação estará totalmente desalinhada com a nova dinâmica da comunicação do século XXI.

Leia Mais

VOCÊ ESTÁ INVESTINDO CORRETAMENTE A SUA VERBA DE COMUNICAÇÃO E MARKETING?

O investimento em ações de marketing e comunicação normalmente representa uma fatia significativa do orçamento de pequenas, médias e grandes empresas, principalmente para os fabricantes de bens de consumo final, empresas prestadoras de serviços e comerciantes, que precisam divulgar a sua marca para o público em geral. Nesse contexto é muito importante saber se o investimento está sendo feito da maneira correta, ou seja, nos meios e nas mídias mais adequados para atingir o seu público-alvo. Lógico que cada negócio, cada marca, cada produto tem as suas próprias características intrínsecas e atinge públicos específicos. Mas no geral podemos analisar alguns dados importantes que podem nos ajudar a avaliar se estamos no caminho certo. No mundo onde pensamos que toda comunicação é feita pela internet, podemos ter algumas surpresas muito interessantes.

Um recente estudo publicado pelo Grupo de Mídia de São Paulo em parceria com o Kantar IBOPE mostra como foi a distribuição do investimento em mídia no Brasil no ano de 2017. O volume total de investimento por parte dos anunciantes foi de R$ 134.089.406,00. A mídia televisão aberta continua na liderança, com o maior volume de investimento, totalizando 53,6% do total. Uma leve queda em relação ao ano de 2016 quando o percentual foi de 55,1%. A televisão por assinatura aparece em segundo lugar com 13,2%. Em 2016 esse percentual foi de 12,6%. Dessa forma percebemos que a soma das mídias televisão aberta com televisão fechada representa nada mais nada menos do que 66,8% do volume total de investimentos.

O jornal aparece em terceiro lugar com 11,6% do volume total, percentual praticamente igual ao ano anterior, quando o percentual foi de 11,7%. As ações de merchandising na televisão aparecem na sequência, em quinto lugar, com 5,6%. A Internet aparece somente em sexto lugar com 4,6% do volume total. Esse percentual é dividido entre Search (mecanismos de buscas) com 1,7% e Display (anúncios em sites) com 2,9%. Logo depois vem o Rádio com 4,5% e a mídia Revista com 3,5%. A mídia OOH (out of home), que compreende todas as ações consideradas de mídia exterior, fica com 3,0%. Para finalizar na última posição fica o Cinema com apenas 0,4% do volume total de investimento.

Mas afinal o que esses números podem nos indicar? Claramente nos mostram que embora o mundo todo fale praticamente apenas de Internet e muitas pessoas acreditam que a mídia tradicional não funciona mais, isso não é totalmente verdadeiro. A maior parte das verbas publicitárias ainda são destinadas as mídias tradicionais, mesmo com todo o crescimento da internet no Brasil. Obviamente as pequenas e médias empresas muitas vezes não tem recursos financeiros para investir nas mídias tradicionais e acabam optando pela Internet por ser mais acessível. Mas é preciso tomar cuidado com essa estratégia e avaliar bem o resultado das ações e comparar com as outras opções existentes. No conceito de comunicação integrada é importante não apostar todas as suas fichas em um único meio e sim distribuir a verba disponível nos meios mais adequados para atingir com precisão o seu público alvo. Muitas vezes o barato sai caro no final das contas.

É importante avaliar bem o comportamento do seu público no dia a dia. Não bastar apenas saber a faixa etária, a região geográfica e outros dados demográficos. O perfil comportamental do seu cliente é fundamental para você direcionar as sus ações de comunicação da maneira mais assertiva possível. Afinal estamos falando de investimento em comunicação, na marca do seu produto ou da sua empresa e como todo investimento é preciso fazer bem feito para que os resultados sejam os esperados.

Leia Mais

Materiais KAJ Construtora

A Z/Quattro Branding e a Z/Quattro Digital desenvolveram os materiais de lançamento do primeiro empreendimento da KAJ Construtora, o Residencial Ville Cannes. As peças principais criadas foram o folder impresso de apresentação do empreendimento e o web site institucional da empresa. Os materiais apresentam um layout clean e moderno que procura valorizar os detalhes estéticos e funcionais do empreendimento.  Acesse o web site no endereço www.kajconstrutora.com.br [···]

Leia Mais

Revista Som Maior – Ed.15 – Maria Rita

A Z/Quattro Publishing lançou o final do ano passado a edição 15 da Revista Som Maior, que apresenta na capa a cantora Maria Rita, filha da gloriosa Elis Regina. Ela concedeu uma entrevista exclusiva para essa edição da revista. Outras matérias também são destaque: uma reportagem sobre a história do Soul, a trajetória do astro David Bowie, um projeto sensacional de sonorização náutica e um texto mais técnico sobre os novos avanços em reprodução de video high end. Vale a pena conferir. [···]

Leia Mais

Novo Web Site Unimed – 15 SUESC

A Z/Quattro Digital desenvolveu o web site do 15 SUESC – Simpósio das Unimeds do Estado de Santa Catarina. O evento será realizado de 20 a 23 de abril de 2017 no Costão do Santinho em Florianópolis. O tema desse ano é Inovação Disruptiva em Saúde. Com um visual moderno e funcional o web site apresenta todas as informações sobre o evento: programação, inscrições, feira de negócios, hospedagem, entre outros. Para conferir acesse: http://www.eventosuesc.com.br [···]

Leia Mais