Blog

POR QUE VOCÊ DEVE TER UM BLOG?

POR QUE VOCÊ DEVE TER UM BLOG?

            Um blog pode ser considerado como uma central de mídia, uma biblioteca digital onde as pessoas podem acessar todo material produzido pela sua marca. Isso inclui artigos, entrevistas, e-books, infográficos, vídeos e outras informações em diversos formatos (texto, áudio, vídeo ou imagem). Na maioria das vezes, está localizado no próprio web site da empresa, mas também pode ter um endereço independente. É uma estratégia que pode ser utilizada tanto para empresas quanto para profissionais liberais e projetos pessoais.

No Brasil estima-se que quase 60% das empresas utilizam o blog como estratégia de comunicação e em média essa ação gera 3,7 vezes mais visitas ao web site quando comparadas com aquelas que não possuem um blog. Mas por que afinal é fundamental a sua marca ter um blog? Existem 05 razões principais que vamos explicar detalhadamente:

 

  1. Você tem total domínio sobre ele
  2. Baixo custo para iniciar o projeto
  3. Aumenta o engajamento e a interação com o seu público
  4. Estimula as pessoas que visitaram o blog uma vez a retornar
  5. Ajuda (e muito) a ranquear melhor no Google

 

1. Você tem total domínio sobre ele

O proprietário de um blog tem liberdade total para trabalhar nele da maneira que achar melhor, afinal é 100% território seu. Ninguém pode interferir nem limitar qualquer tipo de ação. Nas redes sociais você acaba ficando vulnerável a mudanças constantes de algoritmos, o que acaba prejudicando muito a visibilidade das informações e do conteúdo produzido. Isso tem acontecido com relativa frequência no Facebook, Instagram e Youtube.

2. Baixo custo para iniciar o projeto

Para iniciar um blog é muito simples e você não precisa ter muitos recursos financeiros. Existem diversas plataformas gratuitas e de fácil gerenciamento que você pode utilizar de forma bem intuitiva. Basta fazer um cadastro, escolher um template adequado a sua marca e começar a trabalhar. Não precisa ter conhecimento nenhum de programação para web. Se você mesmo produzir o conteúdo do blog fica ainda mais fácil. O WordPress é uma das principais plataformas utilizadas atualmente para criação e atualização de blogs, mas existem diversas outras disponíveis.

3. Aumenta o engajamento e a interação com o seu público

Quando você começa a produzir conteúdo para o seu blog e divulgar para o seu público-alvo, naturalmente as pessoas começam a interagir mais com a sua marca. Elas visitam o blog, pesquisam os conteúdos, fazem uma leitura de assuntos interessantes, opinam sobre alguns temas e podem inclusive compartilhar o seu conteúdo com amigos e conhecidos, caso seja relevante. Isso acaba criando muito mais engajamento e dessa forma a sua marca ganha mais visibilidade e consequentemente mais oportunidades de gerar faturamento para a sua empresa.

4. Estimula as pessoas que visitaram o blog uma vez a retornar

Se você produzir conteúdo relevante para o seu público alvo e com uma boa frequência (pelo menos 01 ou 02 vezes por semana) com certeza as pessoas que visitarem o blog irão retornar mais vezes para buscar mais conteúdo de qualidade. Dessa forma elas acabam conhecendo mais sobre a sua marca e os seus produtos e/ou serviços e isso acaba criando futuras novas oportunidades de faturamento.

5. Ajuda (e muito) a ranquear no Google

Um dos fatores mais importantes que o Google considera para ranquear bem um web site é a produção frequente de conteúdo relevante. Além disso se você aplicar algumas técnicas simples de backlinks e palavras-chaves os resultados serão ainda melhores. Um blog que é atualizado frequentemente e tem um bom número de acessos sempre irá conquistar uma posição de destaque no Google. Isso aumenta a visibilidade da sua marca consideravelmente.