Blog

QUAIS SÃO AS DUAS COISAS MAIS CARAS DO SÉCULO XXI?

QUAIS SÃO AS DUAS COISAS MAIS CARAS DO SÉCULO XXI?

Você sabe quais são as duas coisas mais caras do século XXI? Com certeza a primeira é o tempo, pois na vida turbulenta dos dias atuais ninguém tem tempo a perder e todos gostariam de ter mais horas no dia para dar conta de tudo o que tem a fazer. A segunda é a atenção, pois conseguir que alguém preste atenção em você tem muito valor! Se as pessoas não prestarem atenção no que você tem a dizer, não entenderão o seu valor e não comprarão o que você tem para vender, por melhor que seja. Isso vale para uma empresa, uma marca, um produto, um serviço e para profissionais liberais e empreendedores de diversos segmento do mercado.

Mas afinal qual é a solução para conquistar o tempo e a atenção das pessoas? A resposta é simples: conteúdo. O conteúdo é a moeda que compra o tempo e a atenção das pessoas no século XXI. Afinal para o consumidor acabou a dependência dos poucos canais de tv, dos poucos jornais, revistas e rádios como fonte de informação. Ele ganhou o controle do que quer consumir e quando quer consumir, 24 horas por dia, 7 dias por semana. Ele tem acesso a uma infinidade de vídeos, web sites, reviews e comentários. E se há o controle ficamos cada vez mais intolerantes com a interrupção dos anúncios tradicionais. Sem conteúdo relevante a sua marca e a sua empresa definitivamente não terão mais espaço na cabeça dos consumidores. Você já parou para pensar nisso?

A sua empresa tem a oportunidade hoje de produzir o seu próprio conteúdo e com isso criar uma verdadeira máquina de vendas, se tornar autoridade na sua área de atuação e com isso gerar crescimento previsível e sustentável. O marketing de conteúdo é uma técnica que cria e distribui conteúdo de valor, relevante e consistente, para atrair e engajar uma audiência claramente definida, com o objetivo de encaminhar o cliente a tomar alguma ação que gere lucro. Com o marketing de conteúdo, empresa e cliente namoram, ficam noivos e se casam. E diante da permissão, se continuarem se atendendo e se respeitando, viverão felizes para sempre. Através de uma boa estratégia de conteúdo, você ganha o interesse das pessoas, ao invés de comprá-las. Veja a seguir alguns benefícios de uma estratégia de conteúdo bem planejada e executada:

  1. Melhora substancial no relacionamento com os clientes e prospects
  2. Prepara os prospects para o momento da compra do seu produto
  3. Diminui o custo comercial e facilita o trabalho da equipe de vendas
  4. Permite cobrar mais pela criação de uma percepção positiva da marca
  5. Aumenta consideravelmente o engajamento com a sua marca
  6. Processo mensurável para avaliar a eficácia e retorno das ações
  7. 62% mais barata do que os meios tradicionais e 3x mais efetiva

Mas para isso é importante seguir também algumas dicas importantes:

  1. Marketing de conteúdo não é uma iniciativa isolada
  2. É um esforço contínuo e constante de toda a equipe envolvida
  3. O foco do conteúdo não deve ser nos serviços que você deseja vender
  4. O foco deve ser nas dores e problemas do cliente e como resolvê-los
  5. O cliente deve procurar a empresa e não o processo inverso
  6. Os meios digitais são ferramentas facilitadoras do processo

Portanto pense em desenvolver uma estratégia de conteúdo para sua marca que gere valor para os seus clientes, que faça com que eles percebam que você é autoridade na sua área de atuação e que acima de tudo ajude a resolver as suas dores e os seus problemas. Sem esse foco a sua comunicação estará totalmente desalinhada com a nova dinâmica da comunicação do século XXI.